SILO - "Mentiras podem ser fatais; a verdade também".

Comentarios


FICHA TÉCNICA:

- Título Original: Wool
- ISBN: 978-85-8057-473-9
- Autor: Hugh Howey.
- Tradução: Edmundo Barreiros.
- Número de Páginas: 511.
- Publicação: Editora Intrínseca.
Ano: 2014.


RESENHA:

O que aconteceria se alguém conseguisse misturar o melhor de George Orwell e Aldous Huxley? Uma boa maneira para tentar encontrar a resposta é lendo “O Silo”, o primeiro dos três livros escritos por Hugh Howey.

A escrita do autor é madura e envolvente, apesar desta ser sua primeira experiência literária. Howey demonstra total domínio de seu universo, criando situações e intrigas capazes de mexer com a cabeça do leitor. É impossível prever o que vai acontecer e, mesmo quando a história parece seguir uma determinada direção, pode se contar com um conjunto de reviravoltas que tornam a história um misto de emoções.

O livro aborda uma realidade futurística e, aparentemente, pós-apocaliptica, onde os seres humanos vivem em uma estrutura subterrânea gigantesca conhecida como “O Silo”. Na distopia, o único contato com o mundo exterior são câmeras que mostram uma paisagem seca e devastada por ventos tóxicos.

Planta do Silo (Fanart: www.hughhowey.com)

Nele se desenvolve uma sociedade onde cada membro exerce uma função vital para a manutenção e subsistência de todos que lá habitam. Não há uma estratificação social, declaradamente. Todos vivem em pé de igualdade: vestem as mesmas roupas (mudando apenas a cor de acordo com a profissão do indivíduo), habitam espaços iguais e comem a mesma comida. Os cidadãos se submetem, ainda, a um rígido controle de natalidade chamado de “Loteria”: quando um indivíduo morre realiza-se um sorteio e o casal vencedor poderá ter um filho. As leis estão registradas no ‘Pacto’ e regem a vida de todos no silo.

Contudo, "tem algo de podre no reino da Dinamarca”. Tudo começa quando Allison, a esposa do xerife Holston, é mandada para a limpeza. O ritual da limpeza acontece todas as vezes que um morador do silo ousa expressar o desejo de sair da estrutura e vislumbrar o mundo exterior além daquilo que as câmeras mostram. Os condenados devem limpar as lentes das câmeras e rumar para o horizonte, onde terão uma morte certa. O que mais intriga é que todos os que são enviados, mesmo aqueles que juraram que não fariam a limpeza, acabam realizando o seu dever antes de morrerem por conta da atmosfera contaminada.

Devastado pela morte da esposa, Holston resolve tomar uma atitude que deflagrará os acontecimentos do restante do livro.

Neste momento é que somos apresentados àquela que virá a ser a personagem central da história: Juliette. Uma mulher jovem, bonita e inteligente. Possui mãos hábeis e talento para consertar coisas, é uma trabalhadora da Mecânica. Ela trava conhecimento com Holston e seu assistente, delegado Marnes, quando estes investigam um assassinato ocorrido na Mecânica. Posteriormente é chamada para suceder o xerife em suas funções. Juliette acaba descobrindo uma rede de mentiras que, se desarticulada, pode mudar a vida de todos no silo de maneira radical.

Existem pessoas, no entanto, que não irão permitir que os segredos se revelem tão facilmente. Pessoas que há gerações mantém o silo funcionando como uma máquina com engrenagens bem lubrificadas e silenciosas. Pessoas dispostas a matar para manter qualquer um longe da verdade...

Em “Silo” nada é o que parece ser, ninguém é quem diz ser, pois “mentiras podem ser fatais, a verdade também”.

Hugh Howey
O AUTOR:

Hugh Howey nasceu em 1975 e foi criado na Carolina do Norte, em Monroe. Tendo trabalhado como carpinteiro, técnico de áudio e pilotando iates, Howey escreveu o primeiro livro da “Trilogia do Silo” (The Wool’s Trilogy) em 2011. 


A TRILOGIA:

The Wool Trilogy
A publicação do primeiro volume, “Wool”, se deu em formato de panfletos que eram vendidos para usuários do Kindle através do site Amazon, de forma independente.

“O Silo” foi publicado este ano no Brasil pela Editora Intrínseca, com tradução de Edmundo Barreiros. As obras que dão continuidade à trilogia, “Shift” e “Dust”, ainda não foram traduzidos para o português.





EXTRAS:

Quem quiser saber mais sobre a publicação pode acessar o site oficial do livro, criado pela Intríseca: http://www.intrinseca.com.br/silo/ 

Confiram também o website do autor: http://www.hughhowey.com/ 

Por Lucas Emanuel

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial